A cidade-berço, que este ano é Capital Europeia da Cultura, serviu de inspiração para uma moeda de 2,50 euros. A moeda de coleção comemorativa do Centro Histórico de Guimarães celebra a área da cidade classificada de Património Mundial da UNESCO.
A moeda – da autoria do escultor António Marinho –, apresenta no anverso uma composição em planta dos elementos arquitetónicos mais significativos, procurando exprimir a ideia de visão espacial do local e, simultaneamente, destacar o Centro Histórico de Guimarães num contexto mundial.
O reverso da moeda apresenta, em planta, a praça e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. É ainda visível um apontamento da Rua de Santa Maria, que é, pela sua importância e identidade, a expressão da vida quotidiana da população vimaranense.
Vão ser emitidas 5 mil unidades com acabamento proof (prova numismática), uma cunhagem especial com fundo brilhante espelhado, e 100 mil unidades em cuproníquel, com acabamento normal.
Esta é a 14.ª moeda da série dedicada aos locais classificados pela UNESCO em Portugal. A série foi iniciada em 2004 e a sua conclusão está prevista para o próximo ano, com a emissão de uma moeda alusiva a Elvas e às suas fortificações, recentemente classificadas como Património Mundial.
SAPO Notícias