Maria de Guimarães é o nome do novo símbolo vimaranense. Uma boneca de barro feita a "nove mãos" que pretende explicar e ilustrar as tradições da cidade, desde a cutelaria, bordados, curtumes e gastronomia, nasceu nesta terça-feira na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.
Uma "mulher de armas", em forma de pote, que, segundo a criadora Madalena Martins, "é uma contadora de histórias, pronta a viajar pelo país, levando consigo Guimarães".
Apresentada como um "pote de segredos", Maria Guimarães traja as cores de Portugal, verde e vermelho, mas também o azul da primeira bandeira do país que nasceu em Guimarães.
"A Maria é uma contadora de histórias. A História de Guimarães, que é também de Portugal. Conta a alma da cidade e está pronta para viajar pelo mundo com as tradições da cidade e os segredos que lhe contarem", explicou Madalena Martins.
Roliça, Maria enverga o bombo dos Nicolinos na saia, "uma das marcas de Guimarães", à cinta três talheres que fazem desta Maria, como tantas outras, "uma mulher de armas" que usa as ferramentas típicas de Guimarães: as cutelarias.
Com o elmo de D. Afonso Henriques na cabeça, Maria Guimarães segura um pinheiro - símbolo de outra das festas de Guimarães - em couro, "lembrando a indústria dos curtumes vimaranense", além dos sapatos que traz às costas.
A cantarinha dos namorados, um pássaro em forma de rolha, separa os segredos de Maria do mundo e garante que esta "apenas conta algumas das histórias que sabe".
Numa única peça, afirma a autora, "estão representadas as indústrias representativas de Guimarães: cutelarias, curtumes, calçado, bordados e artesanato".
Quem quiser levar esta Maria para casa, pode encontrá-la à venda na loja da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 em formato de boneca, chocolate ou íman.
Agência Lusa/SAPO Notícias