Quarta-feira, 3 de Outubro de 2012

Centro histórico de Guimarães retratado em moeda de coleção

A cidade-berço, que este ano é Capital Europeia da Cultura, serviu de inspiração para uma moeda de 2,50 euros. A moeda de coleção comemorativa do Centro Histórico de Guimarães celebra a área da cidade classificada de Património Mundial da UNESCO.

 

A moeda – da autoria do escultor António Marinho –, apresenta no anverso uma composição em planta dos elementos arquitetónicos mais significativos, procurando exprimir a ideia de visão espacial do local e, simultaneamente, destacar o Centro Histórico de Guimarães num contexto mundial.

 

O reverso da moeda apresenta, em planta, a praça e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. É ainda visível um apontamento da Rua de Santa Maria, que é, pela sua importância e identidade, a expressão da vida quotidiana da população vimaranense.

 

Vão ser emitidas 5 mil unidades com acabamento proof (prova numismática), uma cunhagem especial com fundo brilhante espelhado, e 100 mil unidades em cuproníquel, com acabamento normal.

 

Esta é a 14.ª moeda da série dedicada aos locais classificados pela UNESCO em Portugal. A série foi iniciada em 2004 e a sua conclusão está prevista para o próximo ano, com a emissão de uma moeda alusiva a Elvas e às suas fortificações, recentemente classificadas como Património Mundial.

 

SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 16:17
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds