Segunda-feira, 27 de Agosto de 2012

Caravana artística vai ligar as duas Capitais Europeias da Cultura

Uma caravana artística com cerca de 30 pessoas vai atravessar a Europa para "estreitar laços" entre as duas Capitais Europeias da Cultura 2012, Guimarães e a cidade eslovena de Maribor, uma iniciativa integrada no projeto Spera Mundi.


A comitiva, com artistas de Portugal, China, Macau, Hong Kong e Twain, sai de Guimarães dia 03 de setembro e dia 22 irá apresentar-se a Maribor, informou hoje a Fundação Cidade de Guimarães.

 

Spera Mundi é uma iniciativa a cargo das companhias Point View art Association (Macau), da Companhia Mystérios (Brasil) e da Companhia Erva Daninha, de Portugal.

 

Segundo explica a Fundação, este é um "programa multidisciplinar" que irá seguir uma "rota internacional" com destino à Eslovénia e com paragens em Tarrega, Marselha e Liubliana.

 

Este é um projeto, define a organização de Guimarães 2012, que "responde aos desafios de representar o potencial universalista de Portugal na Europa, e estreitar os laços que unem as duas Capitais Europeias da Cultura de 2012".

 

O espetáculo inaugural do projeto, a cargo do coletivo de Macau, "Playing Landscape", terá lugar dia 01 de setembro sendo uma "performance de interação entre a expressão tradicional e contemporânea de teatro e dança" que integra ainda um trabalho de pintura e multimédia de Cindy Ng.

 

A 02 de setembro, a Companhia Erva Daninha "ocupa" o Jardim do Centro Cultural Vila Flor com o espetáculo de circo contemporâneo "Aduela".

Depois da viagem que marcará a "ponte" entre Guimarães 2012 e a Capital Europeia da Cultura Maribor 2012, Spera Mundi volta aos palcos vimaranenses com as atuações da Companhia Mystério e Novidades, no Largo da Oliveira, a 28 e 29 de setembro.

 

O trabalho apresentado será o espetáculo "Gigantes pela Própria Natureza", uma orquestra de rua sobre pernas de pau, "inspirada em músicas tradicionais indígenas, africanas e europeias".

 

Agência Lusa/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 15:51
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds