Quarta-feira, 1 de Agosto de 2012

Uma nova Maria nasceu na Capital Europeia da Cultura

Maria de Guimarães é o nome do novo símbolo vimaranense. Uma boneca de barro feita a "nove mãos" que pretende explicar e ilustrar as tradições da cidade, desde a cutelaria, bordados, curtumes e gastronomia, nasceu nesta terça-feira na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

Uma "mulher de armas", em forma de pote, que, segundo a criadora Madalena Martins, "é uma contadora de histórias, pronta a viajar pelo país, levando consigo Guimarães".

 

Apresentada como um "pote de segredos", Maria Guimarães traja as cores de Portugal, verde e vermelho, mas também o azul da primeira bandeira do país que nasceu em Guimarães.

 

"A Maria é uma contadora de histórias. A História de Guimarães, que é também de Portugal. Conta a alma da cidade e está pronta para viajar pelo mundo com as tradições da cidade e os segredos que lhe contarem", explicou Madalena Martins.

 

Roliça, Maria enverga o bombo dos Nicolinos na saia, "uma das marcas de Guimarães", à cinta três talheres que fazem desta Maria, como tantas outras, "uma mulher de armas" que usa as ferramentas típicas de Guimarães: as cutelarias.

 

Com o elmo de D. Afonso Henriques na cabeça, Maria Guimarães segura um pinheiro - símbolo de outra das festas de Guimarães - em couro, "lembrando a indústria dos curtumes vimaranense", além dos sapatos que traz às costas.

 

A cantarinha dos namorados, um pássaro em forma de rolha, separa os segredos de Maria do mundo e garante que esta "apenas conta algumas das histórias que sabe".

 

Numa única peça, afirma a autora, "estão representadas as indústrias representativas de Guimarães: cutelarias, curtumes, calçado, bordados e artesanato".

 

Quem quiser levar esta Maria para casa, pode encontrá-la à venda na loja da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 em formato de boneca, chocolate ou íman.

 

Agência Lusa/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 10:28
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds