Quarta-feira, 30 de Maio de 2012

Ministro alemão considerou "exemplar" trabalho da CEC

 

O ministro-adjunto da Chancelaria alemão considerou "exemplar" o trabalho desenvolvido ao abrigo da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 e ouviu ainda o presidente da autarquia vimaranense a comparar Angela Merkel à Condensa Mumadona, "duas senhoras poderosas".

 

De visita a Guimarães, Bernd Neumann, que é também representante do Governo Federal para a Cultura, elogiou a cidade e os "trabalhos" realizados ao abrigo de Guimarães 2012. "Estou muito bem impressionado. Acho que o que se fez é fascinante. Tive a oportunidade de conhecer a cidade e acho isto exemplar", afirmou.

 

Neumann destacou ainda a "forte participação da população" no evento, afirmando ser patente que a CEC "é uma organização de muitos para muitos e não de uns poucos para outros poucos". Como exemplo apontou o símbolo da CEC, um coração inspirado no elmo de D. Afonso Henriques, espalhado pela cidade.

 

"Gostei muito de ver vários símbolos do evento pela cidade. Saltou-me aos olhos a participação e envolvimento da população", explicou. O governante alemão teve também oportunidade para ouvir o autarca de Guimarães, António Magalhães, a comparar uma das figuras históricas da cidade com a chanceler alemã.

 

"Falámos dos assuntos da atualidade e dei um sinalzinho ao comparar a Condensa Mumadona no seu tempo à senhora Merkel nos tempos que correm", comparou Magalhães. Mumadona Dias é uma das figuras históricas de Guimarães que remonta ao século X, responsável pela construção do Castelo, entre os anos 959 e 968, para defender o convento que havia erguido e a população que, entretanto, se fixou à volta do edifício.

 

"Duas senhoras poderosas, cada uma no seu tempo", explicou Magalhães.O autarca deu ainda conta do convite de Bernd Neumann para o "visitar em Berlim, no seu gabinete". Magalhães prometeu "pensar seriamente no assunto" até porque, lembrou, "o gabinete do senhor ministro fica perto do da senhora Merkel".

 

Agência Lusa/SAPO Notícias

Foto: Agência Lusa

publicado por Equipa SAPO às 18:25
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De FS a 31 de Maio de 2012 às 08:07
Condensa!!!! Muito português.....

Comentar post

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds