Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

Uma fábrica de cultura no centro de Guimarães

O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA) funciona, desde outubro do ano passado, num edifício que já foi uma fábrica em Guimarães. A aparência do espaço não engana quanto ao seu passado. Por fora, a fachada de cor escura, grandes janelas quadradas e, por dentro, salas amplas e com poucos acabamentos são provas da antiga função do CAAA.

 

Veja a reportagem em vídeo:

 


O “renascimento” do espaço é da responsabilidade de nove artistas de áreas diversas: cinema, fotografia, música, arquitetura, artes plásticas e design. O resultado já é bem visível nas inúmeras iniciativas que o centro tem organizado.

 

“O que nós fizemos foi recuperar o espaço de uma forma muito simples e muito barata para poder utilizá-lo para várias iniciativas relacionadas com arte”, conta ao SAPO Joana Gama, pianista e uma das fundadoras da instituição.

 

O CAAA partiu da iniciativa deste coletivo que apanhou a “onda” da Capital Europeia da Cultura (CEC), que arranca oficialmente neste sábado. “Era bastante improvável que isto pudesse acontecer sem o impulso da capital da cultura”, refere Joana Gama.

 

“Nós aproveitamos este momento em que a cidade está em grande rebuliço para lançar este projeto e para criar algo que nascesse antes de 2012 mas que ficasse para 2013 e para os anos seguintes”, afirma a pianista.

 

O objetivo principal é dinamizar bastante o espaço durante o ano para que este “fique conhecido em 2012 e que depois disso as pessoas continuem a vir cá”, diz.

 

Quatro galerias de arte, uma biblioteca, uma sala de espetáculos e uma de ensaios, estúdios para residências artísticas, laboratórios de criação digital, de fotografia, arquitetura e de produção audiovisual são os elementos que fazem do CAAA uma autêntica fábrica de cultura. 

 

Alice Barcellos/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 11:04
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds