Segunda-feira, 7 de Maio de 2012

Transformar lavadouros em obras de arte

A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 lançou o desafio a artistas para "transformarem" em "obras de arte pública" os lavadouros do rio de Couros. Os melhores projetos serão escolhidos por um júri e pelo público.

 



Em comunicado enviado hoje, a Fundação Cidade de Guimarães anuncia o lançamento do concurso "Made-in", um desafio a designers e arquitetos para "transformar os lavadouros de Guimarães", situados no percurso do rio de Couros.

 

O "Made-in", comissariado por Aldo Rinaldi, pretende "selecionar propostas de reconfiguração de cinco espaços da cidade após 2012", dividindo-se num "concurso aberto" e num "concurso destinado a uma lista de artistas e profissionais convidados, que tem como objetivo criar um projeto para a conceção de um novo lavadouro público".

 

A escolha para estas intervenções justifica-se pelo facto do lavadouro público se assumir como um "emblema de tradição e domesticidade", mas também um "local para interação social e sentido comunitário".

 

A premissa da encomenda baseia-se em dois elementos: "os aspetos de compromisso social e a necessidade de uma obra escultórica criada por um artista ou arquiteto".

 

Num momento em que a paisagem de Guimarães "se altera", adianta o comunicado, "o reposicionamento e a tensão entre hábitos antigos e as novas práticas infiltram-se, cada vez mais, na vida diária".

 

A "eleição das melhores" propostas caberá, "numa primeira fase", a um júri composto por seis elementos, que irá escolher "12 propostas do concurso aberto e três do concurso por convite".

 

Em outubro, "os trabalhos previamente selecionados vão estar expostos no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA) e aí sujeitos à votação dos visitantes e das suas preferências".

 

Assim, o "Made-in" dá a oportunidade de artistas "se dedicarem a Guimarães e à herança da cidade", desenvolvendo "ideias que enriqueçam, examinem e reflitam o seu contexto".

 

A inscrição é gratuita e deve ser feita através da página oficial da iniciativa.

 

Agência Lusa/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 17:34
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds