Terça-feira, 13 de Março de 2012

Reclusos de Guimarães vão reescrever "Memórias do Cárcere" de Camilo Castelo Branco

O livro “Memórias do Cárcere”, de Camilo Castelo Branco, vai ser reescrito por reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, na forma encontrada pela Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 para assinalar a obra camiliana.


A iniciativa, apresentada nesta terça-feira, vai ainda recordar o autor português com projeção de três versões de "Amor de Perdição", realizadas em diferentes alturas do século 20.

 

"Este projeto pretende trazer Camilo Castelo Branco até à CEC, num momento de comemoração dos 150 anos de duas das suas importantes obras da literatura portuguesa", explicou o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra.

 

Durante os próximos oito meses, o projeto inclui sessões de leitura no Estabelecimento Prisional de Guimarães e formação de escrita criativa, para que os reclusos aderentes "aprendam a transpor para o papel as suas experiências".

 

Segundo João Serra, esta iniciativa "pretende dar um sinal claro que esta é uma CEC inclusiva", de forma a abranger designadamente "aqueles que em determinado momento da vida têm menos visibilidade".

 

As memórias pessoais dos reclusos da cadeia de Guimarães vão, no final do projeto, ser compiladas num livro.

 

Além da vertente de escrita e leitura, esta iniciativa inclui também uma vertente audiovisual, na qual os reclusos vão ter um primeiro contato com ferramentas de captação de som e imagem, de forma a criarem bases para a realização do seu próprio filme.

 

Todo este caminho vai ser documentado em filme por Tiago Afonso e poderá ser visionado em novembro na casa do próprio Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

 

Esta é uma iniciativa que junta a Fundação Cidade de Guimarães, Câmara Municipal de Famalicão e o Estabelecimento Prisional de Guimarães à Casa de Camilo.

 

Agência Lusa

 

publicado por Equipa SAPO às 16:33
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds