Segunda-feira, 12 de Março de 2012

Fotógrafos estrangeiros projetam uma Guimarães "transgénica"

Quatro fotógrafos estrangeiros foram desafiados a lançar um novo olhar sobre a cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura (CEC) 2012. O resultado pode ser visto na exposição "Missão fotográfica, Paisagem transgénica", no Palácio Vila Flor até 20 de maio.

 

O belga Filip Dujardin, o sueco J.H. Engström, o italiano Guido Guidi e a norte-americana Katalin Deér captaram mais de 150 imagens de espaços da cidade de Guimarães. A convite da organização CEC 2012, os fotógrafos estiveram durante o ano de 2011 em residência artística na cidade, o que resultou na exposição inaugurada no passado sábado.

 

Cada um construiu, assim, um novo olhar sobre a CEC 2012. JH Engström percorreu a cidade com uma polaroid registando imagens bucólicas e de cores saturadas. Deér fotografou fábricas, casas, torres de quartéis de bombeiros e Guido Guidi concentrou-se em pormenores de construções. Dujardin recorreu mesmo à edição digital para ilustrar o seu olhar, nomeadamente sobre o Castelo e o Paço dos Duques, elevando ao extremo o mote da exposição.

 

Veja a galeria de fotos:

 

 

 

SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 17:33
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Carlos Duarte a 12 de Março de 2012 às 20:48
Será que em Portugal não haveria( ou há) fotografos com Qualidade para fazer este trabalho?!!!!!!
De Anónimo a 12 de Março de 2012 às 21:06
Com estas fotos dá vontade de fugir de Guimarães.
De João Perdigão a 12 de Março de 2012 às 21:48
Que bela porcaria de fotos...Até uma criança fazia melhor do que tirar fotos aos tijolos do castelo...francamente!!!
De Anónimo a 12 de Março de 2012 às 22:48
Como fotógrafo amador e português, frequento diariamente vários blogues, fóruns e outros relacionados com fotografia. O único comentário que me apraz fazer a estas fotos é que conheço nesses diversos sítios que frequento dezenas senão mesmo centenas de amadores que fariam um trabalho 1000 vezes superior a esta vergonha que provavelmente foi paga a "fotógrafos" estrangeiros. Pobre vai a capital da cultura com directores artísticos ou gestores de conteúdos do programa cultural de Guimarães
De Carlos a 12 de Março de 2012 às 22:57
Acreditem em mim, que estive lá na própria exposição: é do mais fraco que podem imaginar. Desculpem lá, mas uma cidade ser Capita Europeia da Cultura e ter exposições destas é gozar com a cara dos Vimaranenses! Se vocês tivessem visto a pompa e circunstância do evento...com ex-presidentes de República e tudo...até pensariam que era o próprio Leonardo da Vinci reencarnado que vinha mostrar obras suas. Eu daria uma câmara e um pc com photoshop a um miúdo de 10 anos e ele faria igual a isto.Deplorável.
De manel a 13 de Março de 2012 às 01:10
Só dor de cotovelo. Têm razão: Portugal é fraco de cultura!! Sempre fomos contra as novas tendências, o que vem de fora!! E assim continuamos...PARVOS!
De Anónimo a 13 de Março de 2012 às 09:19
Não se chama dor de cotovelo, chama-se sanidade mental. Eu pessoalmente não tenho nada contra o que vem de fora, o que me revolta é ver lixo vindo de fora quando temos melhor em Portugal. Quanto ao facto de Portugal ser atrasado culturalmente, está à vista a falta da mesma por parte de quem "contrata" este tipo de chamada "arte".
De Jorge a 28 de Maio de 2012 às 19:35
Lá saberá o que é, agora chamar aos outros parvos é falta de educação da sua parte e o adjectivo por si usado aplica-se-lhe na íntegra.
De João a 13 de Março de 2012 às 09:20
Não haverá fotografos em Portugal? Arte pode ser uma simples pedra, é muito subjetiva, mas este trabalho é muito fraco e não traz nada de novo.

Comentar post

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds