Quarta-feira, 29 de Fevereiro de 2012

Quando o teatro chega ao público em forma de tendas

São tendas que fazem lembrar um circo mas na verdade pertencem à companhia de teatro itinerante Footsbarn. A pista de atletismo de Creixomil, em Guimarães, transformou-se em palco para uma peça inspirada em Shakespeare.

 



“Criámos um espetáculo chamado Indian Tempest, baseado n'A Tempestade de Shakespeare, aproveitando o facto de integrarmos cinco artistas provenientes da Índia”, diz Patrick Hayter, diretor artístico dos Footsbarn.

 

Uma peça que “fala da humanidade” e que será partilhada com o público de 21 a 23 de maio, data da abertura da tenda e diariamente ao longo dos três meses seguintes. Até lá, os Footbarns vão promover workshops e eventos sociais.

 

“Há esta espécie de invasão de bárbaros que chegam do norte, acampam na entrada da cidade e têm três meses de permanência nesta espécie de cerco, para conquistar a cidade através do seu processo de trabalho, da sua maneira de viver e do seu objeto artístico final”, diz Marcos Barbosa, programador das Artes Performativas da Capital Europeia da Cultura 2012.

 

Esta residência artística cumpre um dos objetivos desta companhia inglesa: levar “o teatro aonde as pessoas estão, em vez de ficar à espera que elas apareçam”. As tendas cumprem esta ideia na perfeição, pois permitem “ir-se onde se quer”, desde que haja “terra e alguma água e eletricidade”, explica Patrick Hayter.

 

Alice Barcellos/SAPO Notícias com Agência Lusa

publicado por Equipa SAPO às 11:16
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds