Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Guimarães vai criar orquestra sub-21

Jovens músicos com idades entre os 12 e 21 anos vão poder candidatar-se, até 10 de fevereiro, para fazer parte do mais novo projeto de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura: uma orquestra sub-21.


 

Depois de ter lançado a Fundação Orquestra Estúdio, a Capital Europeia da Cultura (CEC) quer agora investir na formação de músicos nacionais com o desenvolvimento deste agrupamento sinfónico para jovens com menos de 21 anos.

 

"Integrar e potenciar o talento de jovens artistas da região vimaranense num evento cultural único é o objectivo do projecto", pode ser lido num comunicado divulgado nesta quinta-feira pela CEC.

 

A iniciativa vai ainda fomentar a criação de uma rede artística - nacional e internacional - entre escolas de ensino vocacionado, que vão ter o papel de dinamizar o projeto.

 

A orquestra, dirigida por Vítor Matos, vai ser composta por 60 elemntos. Os músicos em formação terão a oportunidade de trabalhar num quadro semi-profissional ao mesmo tempo que serão acompanhados por profissionais.

 

Para tentar embarcar neste novo projeto musical em Guimarães, os interessados devem enviar uma candidatura para info.sub21@gmail.com ou por correio para a Sociedade Musical de Guimarães.

 

Depois de audições e ensaios, a primeira apresentação desta orquestra sub-21 vai decorrer no dia 15 de abril no Grande Auditório do Centro Cultural Vila-Flor. A CEC pretende também criar uma orquestra para jovens com menos de 12 anos.

 

Ainda sem data definida, este projeto pretende contribuir para "a evolução de uma prática orquestral singular em Portugal", salientou a organização em comunicado.

 

SAPO Notícias

Foto: SXC

publicado por Equipa SAPO às 15:54
link | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds