Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2012

Dez momentos da agenda cultural de Guimarães

O programa da Capital Europeia da Cultura divide-se por mais de 600 espetáculos. Guimarães será a principal estrela da companhia, com aposta nas residências artísticas e na produção feita na cidade. Espreitamos a agenda e destacamos dez momentos culturais.

 

21 de janeiro: É o arranque oficial da Capital Europeia da Cultura (CEC). A cerimónia de abertura “Os Nossos Afetos” decorre no Pavilhão Multiusos às 18h e conta com as atuações do guitarrista vimaranense Manuel d'Oliveira, Cristina Branco, Rão Kyao e Chico César. À noite, a festa acontece no renovado Largo do Toural com o espetáculo dos La Fura dels Baus – uma performance multimédia chamada "Berço de uma Nação".

 

28 e 29 de janeiro: A 28 de janeiro, os Buraka Som Sistema tomam de assalto o Multiusos. No dia seguinte, há destaque para o cinema com a apresentação do filme de Rodrigo Areias, realizador vimaranense, “Estrada de palha” - um western com música ao vivo de The Legendary Tiger Man e Rita Red Shoes. Antes disso, o Centro de Artes e Espetáculo de São Mamede recebe a ante-estreia do filme “Os Marretas”.

 

1 a 11 de fevereiro: Nos primeiros dias de fevereiro é tempo para a dança contemporânea no festival GUIDance, no Centro Cultural Vila Flor. Além da presença das companhias Les Ballets C. de la B. e Rosas e dos bailarinos portugueses Sofia Dias e Vítor Roriz, há também workshops e masterclasses para profissionais e amadores.

 

1 de março: Estreia no Centro para os Assuntos de Arte e Arquitetura a retrospetiva da obra de John Cage “The Anarchy of Silence”, que pretende mostrar as ligações do trabalho deste compositor com as artes visuais, as artes performativas e o cinema.

 

24 de março: Marca o encerramento da primeira parte da programação e o início de um novo ciclo. O Centro Cultural Vila Flor acolhe o espetáculo de dança “Pororoca” da coreógrafa Lia Rodrigues.

 

1 a 6 de julho: Ciclo dedicado ao cineasta Jean Luc Godard que culmina com a estreia de um filme encomendado e produzido pelo realizador propositadamente para Guimarães 2012. Ao longo do ano, acontecem 20 estreias de filmes encomendados pela organização da CEC.

 

12 a 14 de julho: Uma noite para sonhar com Guimarães é a proposta do evento de rua “Noite Branca”, que promete integrar atividades lúdicas e culturais nos espaços públicos da cidade. Já no dia 14, saí às ruas a “Procissão K2”, que vai representar uma população que acredita numa religião inexistente. A performance tem texto original de Valter Hugo Mãe, coreografia de Isabel Barros e música de Jonathan Saldanha.

 

14 a 16 de setembro: Já é uma tradição em Guimarães, não fosse o castelo um dos símbolos da cidade-berço. A Feira Afonsina vai encher as ruas de recriações medievais, mas vai ganhar uma nova interpretação e fôlego com a Capital Europeia da Cultura.

 

20 de outubro a 10 de novembro: Exposição das esculturas urbanas selecionadas no âmbito do projeto “Made in”, que visa instalar em permanência num espaço público da cidade uma peça tridimensional.

 

7 de dezembro: Estreia no Centro Cultural Vila Flor o espetáculo “Cidade de Guimarães”, com encenação de Miguel Seabra. A peça assenta na reflexão sobre a memória e o passado da cidade – lendas, histórias miscigenadas, paisagens e a realidade que hoje a habita.

 

Durante o ano vai haver ainda os concertos de Pat Metheny (julho) e Ivan Lins (novembro). A partir de outubro, o artista plástico italiano Michelangelo Pistoletto apresenta um projeto de instalações concebido para Guimarães 2012, que vai ocupar espaços como o Paço dos Duques ou a Fábrica ASA, antigo espaço fabril agora reabilitado para receber atividades culturais.

 

Alice Barcellos/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 15:29
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds