Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

Guimarães, o "orgulho" dos vimaranenses

O SAPO foi ver e ouvir o ambiente que se vive na cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012. Os relatos são de “orgulho” e “ânimo” a poucos dias da abertura oficial.

 

Veja a reportagem em vídeo:

 


O frio era intenso mas o sol, que já raiava na cidade-berço, batia em cheio num dos espaços mais conhecidos de Guimarães, a Praça do Toural - anteriormente designada Largo.

 

A conhecida "sala de visitas" da cidade foi requalificada juntamente com a Alameda São Dâmaso e Rua de Santo António. O largo que já foi "casa" da estátua de D. Afonso Henriques e de um monumento, recebeu agora uma fonte do século XV. O jardim público deu lugar a um espaço amplo. O piso da praça foi desenhado pela artista plástica Ana Jotta, tendo por base as pedras de quartzo e basalto que estavam no antigo largo. 

 

As obras custaram perto de 8 milhões de euros e ficaram concluídas em dezembro do ano passado.

 

“Acho que o Toural ficou a ganhar, mesmo nós vimaranenses andamos às compras e vemo-nos uns aos outros”, “parece-me a Praça de São Marcos em Itália”, “ficou mais airoso”, dizem alguns habitantes.

 

Os vimaranenses que o SAPO abordou mostraram-se muito satisfeitos com as obras feitas na cidade para acolher a Capital Europeia da Cultura. “Sinto-me orgulhoso por ver uma cidade como a minha tão bonita”, diz um habitante ao SAPO.

 

Ao todo, para o evento, foram realizadas 13 intervenções, incluindo reabilitação e requalificação de espaços antigos e novas infraestruturas – cerca de 70 milhões de euros investidos pela Câmara Municipal através de fundos comunitários.

 

Capital Europeia da Cultura “vai prolongar-se para lá de 2012”


Depois de 2012, os habitantes esperam que a cidade continue com o mesmo dinamismo e ativa do ponto de vista cultural.

 

“Os efeitos têm de se propagar durante pelo menos mais dois anos”. “Como aconteceu já noutras Capitais Europeias da Cultura, Guimarães vai sentir sim 2012, mas, possivelmente, 2013 e 2014 serão uma continuação do que está a acontecer este ano”, afirmam dois vimaranenses ao SAPO.

 

Catarina Osório/SAPO Notícias

publicado por Equipa SAPO às 15:06
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds