Quarta-feira, 5 de Dezembro de 2012

CEC despede-se com a mensagem "Então ficamos..."

"Então Ficamos…" é a mensagem do último espetáculo da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012, que termina com 48 horas de animação de rua, o regresso dos La Fura Dels Baus e a Gala de Natal da RTP.




Depois de quase um ano de espetáculos, exposições, criações de arte, obras e reflexão, Guimarães 2012 encerra no fim de semana de 21, 22 e 23 de dezembro.

 

Os dias finais da CEC incluem ainda um concerto de órgão ibérico, eventos culturais pelos espaços comerciais da cidade e mostra de projetos desenvolvidos nos laboratórios de Guimarães 2012.

 

A 22 de janeiro, os La Fura Dels Baus começaram a contar uma história na CEC, dividida em cinco capítulos. O final da história é contado a 21 de dezembro. O cavalo e o “transformer” voltam ao Toural para, entre uma parada de tochas, “vídeo mapping”, uma rede humana e um coro infantil, fecharam a CEC 2012 e abrirem uma nova etapa, "Tempo para Guimarães ser mais".

 

Na noite anterior, a 21, é tempo do espetáculo que marca o mote de Guimarães 2012 subir ao palco. "Então Ficamos…". No palco do Multiusos vão confluir dois anos de trabalho desenvolvido na comunidade vimaranense, apresentado por centenas de pessoas que participaram nas várias residências artísticas nas freguesias que preencheram os anos de 2011 e 2012.

 

Também dia 22, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos nas aulas, nos workshops e nos sprints, que decorreram ao longo do quadrimestre. Esta mostra terá apresentações individuais e sessões de perguntas e respostas.

 

O fim de semana de fecho da CEC marca ainda o final do IV Festival Internacional de Órgão Ibérico, com um concerto na Igreja de Santo António dos Capuchos do organista José Carlos Miranda e do solista Giampaolo Di Rosa, que vão interpretar obras de Haendel e Dvorak.

 

O programa cultural de Guimarães 2012 será apresentado, numa versão concentrada, a 23 de dezembro, no espetáculo Programa Memória, na Plataforma das Artes e Criatividade, no qual estarão presentes todas as áreas da programação da CEC.

 

A CEC Guimarães 2012 acaba dia 23 de dezembro, com a Gala de Natal da RTP. O Natal sobe ao palco do Pavilhão Multiusos durante um concerto no qual serão interpretados os ícones musicais tradicionais da quadra pela Fundação Orquestra Estúdio, e por um leque de convidados surpresa.

 

A Fundação Cidade de Guimarães garante ainda animação contínua pela cidade e espaços comerciais, que aceitaram o convite para programar eventos culturais e, de forma simbólica, demonstrar a emancipação da cidade e das suas estruturas comerciais, que veem reforçado o seu papel da oferta cultural da cidade.

 

Agência Lusa

publicado por Equipa SAPO às 17:50
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds