Quarta-feira, 10 de Outubro de 2012

O 'desenrascanço' português, e não só, explicados em Guimarães

Como é que os portugueses se imaginam a si mesmos? Como é que os portugueses pensam que os outros olham para eles? A peça de teatro "O Olhar Português", que sobe ao palco na CEC Guimarães 2012 no próximo fim de semana, vai tentar responder a estas e outras questões.

 

Descortinar algumas características do povo português, como o "desenrascanço", é o mote da peça de teatro "O Olhar Português" que sobe ao palco de Guimarães 2012 no próximo fim de semana, na Fábrica ASA.

 

De acordo com a Lusa, a peça encenada por José Carretas "lança olhar sobre a história do país" e põe várias questões em evidência: "Como é que os portugueses se imaginam a si mesmos? Como é que os portugueses pensam que os outros olham para eles? O que é que os portugueses acham dos espanhóis ou dos franceses?".

 

Ao mesmo tempo "procura repor algumas verdades, como o facto de o português ser honesto, trabalhador, mas também peneirento", mas também explicar o "chico-espertismo" e o "espírito do ‘desenrascanço’" associado aos portugueses. Quanto às mulheres, afirma o comunicado, "têm todas bigode, vestem-se de preto e passam a vida a chorar na praia".

 

"O Olhar Português" tem a produção da Panmixia e de Guimarães 2012 e interpretação de Ana Margarida Carvalho, Edi Gaspar, Élio Ferreira, Mário Santos, Ricardo Leite e Sara Paz. O espetáculo acontece na próxima sexta e sábado, 13 e 14 de outubro, no palco Black Box da Fábrica ASA.

 

SAPO Notícias/Lusa

publicado por Equipa SAPO às 14:57
link do post | comentar | favorito

Cultura na cidade-berço

Guimarães é Capital Europeia da Cultura durante 2012. O SAPO Notícias quer sentir o pulso à cidade-berço através de reportagens, testemunhos e curiosidades.

Categorias

. Página inicial
. Em foco
. Locais
. Testemunhos

Agenda

Confira a programação completa da Capital Europeia da Cultura no site oficial.

Pesquisa

Posts recentes

Capital Europeia da Cultu...

Capital Europeia da Cultu...

As polémicas da Capital E...

Guimarães 2012: um ano em...

Coração da Capital Europe...

Guimarães 2012 introduziu...

CEC despede-se com a mens...

O 'desenrascanço' portugu...

Centro histórico de Guima...

Emigrantes vimaranenses r...

Canal de vídeos Guimarães 2012 no SAPO

tags

todas as tags

blogs SAPO

Subscrever feeds